Durante muitos anos as tatuagens foram consideradas subversivas por um grande número de pessoas. Hoje, no entanto, no auge de nossa era cibernética, essa forma de expressão tem conseguido cada vez mais adeptos.
Antigamente era raro ver alguém tatuado, hoje é algo extremamente comum. E não estou falando de apenas uma tatuagem no corpo, pelo contrário, alguns adeptos fazem questão de fechar os braços e desenhar em todas as partes possíveis de seu corpo.
E como falamos em tecnologia, modernidade… A tatuagem não poderia ficar parada no tempo, ela foi se desenvolvendo conforme seu tempo e hoje vamos falar de uma dessas evoluções que, aos poucos, vem conquistando cada vez mais adeptos: tatuagens de aquarela. Você já ouviu falar sobre elas? Caso não, continue conosco.
Estilo Aquarela
Essa nova técnica de tatuagem ganhou esse nome por ser inspirado nas pinturas de papel. É uma técnica relativamente nova, começou a surgir por voltar de 2011 e de lá pra cá vem conquistado e chamado atenção de muitos tatuados e tatuadores. O estilo é conhecido também por “Watercolor” ou, como é conhecida por aqui, “Aquarela”.
Sobre o estilo
Existem diferenças gritantes entre as tatuagens comuns das aquarelas, por exemplo, um dos efeitos que chamam mais atenção desse estilo é a fusão de cores entre tons claros e escuros e também, a falta de contornos.
Essa técnica traz ao desenho aquela autenticidade que muitas pessoas buscam em suas tatoos, devido às combinações de cores é muito difícil ser reproduzida exatamente igual. É praticamente impossível, pois além da mão do profissional, as tintas podem variar no resultado final.
Algo que chama atenção para essa técnica de tatuagem é que os desenhos realmente parecem pinturas, ou seja, parecem pinceladas na pele. Tudo bem que para alguns parecerá uma mancha, no entanto, é um processo delicado para se alcançar esse belo efeito. Um avanço e anos de evolução técnica de tatuadores.
Esse novo estilo de tatuagem não veio apenas para ser mais uma forma de tatuarmos nossa pele, mas sim uma maneira de criarmos verdadeiras obras de artes em nosso corpo. O profissional precisa ficar mais atento devido às fusões de cores e manchas de tinta que são criadas na hora. Isso sem mencionar que essa técnica não conta com o decalque.
Principais características
- Utilização de cores vibrantes
- Traços suaves
- Fluidez e movimento aos desenhos
- Efeitos de respingos
Tudo bem que existem modalidades de aquarelas em tons pretos, no entanto, o que torna a aquarela tão bela e diferente são justamente a combinação e fusão de cores.
Algumas controvérsias sobre as tatoos de aquarela
Em tudo que é novidade, sempre existem aquelas pessoas que procuram detalhes para desvalorizar alguns avanços de qualquer expressão profissional, na tatuagem, as coisas não poderiam ser diferentes. Alguns questionam a respeito da durabilidade da obra de arte.
Alguns tatuadores, famosos em outros estilos, acreditam que com o tempo as cores desbotam, perdendo o brilho do desenho. Mas, do outro lado, os que trabalham com esse tipo de modalidade defendem que o desenho não some e nem perde o brilho, pelo fato das tintas não serem diluídas em água.
Vale lembrar que, no quesito novidades, sempre existirão aqueles que abraçam e aqueles que ignoram qualquer modernidade, mas isso é algo que faz parte da história do mundo inteiro. O que realmente importa é que algumas pessoas que fizeram a tatuagem de aquarela estão com suas belas tatuagens belas e vivas como se tivessem acabado de fazer.