in , , , , ,

LOLLOL AmeiAmei OMGOMG PerfeitoPerfeito

Tatuagem de Indio

O que já sabemos é que a arte das tatuagens corporais se origina pelas tribais, de primórdios do mundo todo. Esse traço de cultura que é característica de uma diversidade de povos passados é um diferencial a respeito dos povos específicos, tendo determinado significado tatuagem índio.

O índio é uma das figuras mais importantes da nossa história. O aprendizado disso começa na escola, fazendo parte de tríade que auxiliou a compor aquilo que denominamos de cultura brasileira.

Em determinadas pessoas, a arte da tatuagem compõe hierarquias da sociedade. Para outras, há um valor de religiosidade. E para ainda demais, são artes que homenageiam. E assim por diante.

Existem duas tipologias de tatuagem de índio que, de fato são realizadas até hoje:

  • Tribais;
  • Desenhos e simbologias tatuagens de tribais, animais, representação de escamas e símbolos religiosos de mitologias de índios;
  • A imagem de índias e índios – é bem possível que você já tenha encontrado alguém que possui uma tatuagem da própria imagem do índio ou de uma índia nos braços ou quaisquer partes do corpo. É um dos tipos comuns de tatuagens indígenas.

Os melhores tatuadores costumam fazer a tatuagem de índio, visto que é uma arte bem elaborada e precisa de um traço adequado para esboçar beleza e significado.

Determinados grupos de índios erguiam obeliscos com o intuito de ilustrar rituais e adorações de religião.

Grande parte dos cultos indígenas enalteciam animais. Isso revela um dos primórdios fatores religiosos da sociedade antiga, denominada como animalismo.

Pinturas e significado tatuagem índio

Ao contrário do que as pessoas acreditam, a pintura do corpo do índio dispõe de vários significados e funcionalidades sociais estipuladas pela tribo em que a figura é tatuada/pintada.

Pinturas no corpo para os índios revelam uma diversidade de sentidos, não apenas em relação a vaidades, ou a busca por um estético perfeito, porém em relação aos valores que têm consideração e transmissão por meio da arte.

Entre várias tribos, a pintura no corpo é usada como um modo de distinção de divisões internas em uma sociedade específica de índios, tida como um modo de indicação de grupos que existem nessas sociedades, ainda que existam tribos que usam a pintura do corpo, de acordo com as preferências.

Os produtos que são usados, de modo geral, tintas são elementos naturais como urucu – na produção de cor vermelha; o jenipapo – na produção de cor azul marinho, quase preta; pó de carvão – usado no corpo com camadas de suco de pau-de-leite; e ainda o calcário – na produção de tom branco.

Os índios fazem pinturas corporais, cerâmicas e texturas com estilos denominados abstratos.

As figuras de grupos de índios sempre detiveram a atenção de viajantes e cronistas, logo que os europeus iniciaram suas chegas no Brasil. Muito além do valor estético dos desenhos, que extasiavam os olhares de quem não era índio, destacava-se as pinturas incessantes.

Os índios faziam pinturas pelo corpo e também fazia a decoração de artigos úteis.

Entretanto, por muito tempo, as pinturas tiveram pouco estudo pelos colonizadores europeus.

Considerava-se somente um exercício lúdico, sem grandes significados em relação a cultura dos índios, além de puro elemento decorativo.

Significado do Grafismo dos índios

Por várias décadas, pesquisadores entenderam que o grafismo dos índios se destacava além dos desejos estéticos. Era uma espécie de código para que ocorresse a comunicação complexa, exprimindo concepções de que os grupos indígenas tinham sobre os outros e as relações entre eles, espíritos e o ambiente em que viviam.

Ainda que os europeus comentassem que os indígenas andavam pelados, estes não concordavam. Não era questão de fazer a cobertura do corpo, porém as pinturas do corpo eram trabalhadas como códigos sociais.

Esses códigos significavam a indicação de cenários específicos como nascimentos de filhos, luto, guerra, ritos e afins. Para aqueles que entendiam os códigos, a figura trazia a informação sobre aquilo que os índios sentiam – um fato muito maior do que os vestuários.

Ainda, isso favorecia o ato comunicativo entre as tribos que não costumavam falar os mesmos dialetos ou língua. A razão disso é que as tribos indígenas não faziam as pinturas de modo aleatório, porque utilizavam razões baseadas no meio ambiente.

Tipos como cascas de jabuti, espinhas de peixe, rastros de veado ou cobras eram figuras comuns a diversos índios.

O índio disponibilizou diversos significados para os desenhos. O principal deles era fazer a diferença entre os seres que vivam na Natureza. Era uma maneira de se diferenciar dos animais.

Pelo indígena, ele é capaz de se pintar quando e como quiser. Não há outro animal que possa alterar a sua forma aparente, utilizando os métodos que não o corpo, somente pela vontade de ter maior beleza ou destaque entre os outros.

Os indígenas, e, ainda, quaisquer pessoas étnicas, podem ter oposição à cultura e o teor de realidade do meio ambiente. Em discussões em que pensadores fazem questionamentos sobre os diferenciais entre homem e animais, a solução chega sempre até o elemento artístico.

Apenas os homens faziam construção de obras de arte, pinturas histórias, músicas e afins.

Ao passo que o indígena pinta a própria pele, ela está demarcando o local em seu universo, fazendo-o com beleza rara.

Para determinados grupos étnicos, os grafismos disponibilizam outra funcionalidade de indicação, caso o indivíduo pertença a grupos sociais indígenas.

Diversas tribos disponibilizavam traços mais grossos ou mais finos, especificando detalhes de sua simbologia. Dentre os maiores significados das tatuagens indígenas, os fatores da natureza, como o Sol, a Lua, a noite, o dia, as estrelas, o céu, as árvores, detalhes de animais, situações presentes no meio ambiente e afins.

Os povos indígenas Kadiwéu, do Estado do Mato Grosso do Sul, faziam uso também de grafismos como forma de identificar internamente seus povos.

Até o período inicial do séc XX, os grafismos destacavam-se por tatuagens corporais. Atualmente, são desenhados com suco do jenipapo, de forma principal em festividades.

Os povos indígenas Karajá, disponibilizavam pinturas que tinham o significado, de forma geral, de uma etapa da vida em relação a outra.

Por tanto, ao passo que se era criança e estivesse deixando a infância para tornar-se jovem, e assim por diante em outras etapas da vida, as pinturas são realizadas como ritos de passagens, como uma grande celebração.

União, colheitas, festividades, quaisquer fossem as épocas e situações que envolvessem, de maneira geral, a natureza, eram razões efetivas para que houvesse o contato das pinturas e tatuagens indígenas, com uma diversidade de símbolos e desenhos que potencializavam os valores como fortes indícios de evidências daquilo que se acreditava por estes povos.

Outros significados

Um desenho de índia sobre a pele significa, sobretudo, soberania. Tanto o público masculino quanto o feminino – ainda que muito mais procurada pelos homens – tatuam a índia para significar alguma lenda que vem dos índios.

As lendas determinam simbologias diversas, de mesmo modo que a pintura do corpo dos índios significa detalhes específicos da vida e o modo de vida dos povos, em questão. Pinturas e tatuagens nos corpos significam a potencialização de poder e de forças.

Figuras em pinturas que traziam o significado sobre o tempo e a época vivenciada pelos índios também faziam parte das tatuagens de índio.

As culturas passadas são ricas de símbolos diversos. Diferentes modos de viver e de ter fé eram esboçados a partir de rituais e ritos, e a partir disso, o ato que se popularizou dessas práticas é a tatuagem.

As tatuagens corporais se destacaram como atividades mundiais, de todas as sociedades antigas e, de forma principal, a dos índios.

Independentemente da região de origem dos índios, todos realizavam as práticas de pinturas no corpo, que era uma maneira de tatuar, a fim de marcar a funcionalidade social e espiritual do indivíduo. Atualmente, ao serem extintos de forma gigante, tanto por patologias trazidas pelos portugueses quanto pelas guerras com colonizadores, muito disso se perdeu.

Por outro lado, além de também sofrerem conflitos internos em suas próprias sociedades, absorvendo aquilo que os povos modernos fizeram de culturas de seus primórdios com colonização e questões tecnológicas, o índio se extinguiu.

Por isso, nessa situação contemporânea dos povos, estes acabam recebendo um estatuto excêntrico. O índio tem caráter selvagem, heroico. É a representatividade do espírito anímico, da resistência e do resgate da simbologia da terra.

A índia é, atualmente, uma imagem comum em relação a tatuagens que significam força e resistência humana e espiritual. Tem caráter místico e pode significar a potência dos valores estipulados ao povo indígena e da mulher.

O significado tatuagem índio ou índia tem diversas variações em relação a sua funcionalidade de pessoa a pessoa que opta pela simbolização destas figuras. Ainda que a significância ocorra de maneira particular, existe uma vertente de significado de cada simbologia ou figuras.

Tatuagens de índias promovem a simbologia de tudo o que se destaca pela rusticidade, pela resiliência e pelo caráter místico da arte rupestre.

A imagem da mulher que é a índia reflete muito mais que apenas o símbolo feminino e sua força. É a inteligência e o significado dos valores maternos, das crenças femininas e distintas da mulher indígena.

#1

submitted by

1 ponto
Upvote Downvote

#2

submitted by

1 ponto
Upvote Downvote

#3

submitted by

1 ponto
Upvote Downvote

#4

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#5

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#6

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#7

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#8

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#9

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#10

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#11

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#12

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#13

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#14

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#15

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#16

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#17

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#18

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#19

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#20

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#21

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#22

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#23

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#24

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#25

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#26

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#27

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#28

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#29

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#30

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#31

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#32

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#33

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#34

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#35

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#36

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#37

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#38

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#39

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#40

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#41

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#42

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#43

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#44

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#45

submitted by

-1 pontos
Upvote Downvote

#46

submitted by

-1 pontos
Upvote Downvote

#47

submitted by

-1 pontos
Upvote Downvote

#48

submitted by

-1 pontos
Upvote Downvote

Add New Image

This field is required

Drop Images Here

or

You don't have javascript enabled. Media upload is not possible.

Get image from URL

Maximum upload file size: 2 MB.

Processing...

Tatuagens de Relógio (Lista Aberta) (44 Fotos enviadas)

Significado Tatuagem Andorinha: Teorias