in

Significado Tatuagem Gueixa: Veja aqui

Antes de entrar no assunto do significado tatuagem gueixa, é necessário apresentar o contexto e explicar um pouco sobre o que as gueixas são. Gueixa é um termo japonês, que ao ser traduzido para o português, pode significar artista ou pessoa das artes, ou seja, uma gueixa é como se fosse uma obra de arte com vida.

As gueixas são mulheres que, segundo a tradição definida no Japão, ganham, desde muito cedo, uma rígida educação. Elas crescem com uma boa formação em diferentes áreas: dança, canto, entretenimento, etiqueta, afazeres domésticos, literatura e pintura, preservando assim, até nos dias de hoje, os costumes tradicionais do País.

Toda essa preparação intelectual e estética é colocada em prática como uma forma de ocupar o tempo dos convidados ou clientes em alguma situação especial em que elas sejam requisitadas. 

As gueixas seguem um modelo específico de atuação e cultivam a imagem sempre com um grande cuidado. Por isso elas ficam tanto em evidência, já que elas fascinam as pessoas ao redor do mundo e isso faz com que haja tanta busca pelo significado tatuagem gueixa.

Significado Tatuagem Gueixa: Simbologias

Além de toda sua vocação intelectual, as gueixas possuem uma aparência impecável, cheia de adornos, com seus quimonos de seda estampados e maquiagem característica: pele branca, lábio vermelho em forma de coração, sobrancelhas pretas e peruca com penteados elaborados.

É de enorme importância enfatizar que as gueixas não são o equivalente oriental da prostituta, visto que elas não trabalham com sexo, esse pensamento precisa ser desmistificado. Essa relação de sua imagem com a figura da garota de programa aconteceu um tempo depois, no momento em que as mulheres da vida começaram a também usar as roupas das gueixas como uma forma de seduzir seus clientes de outros países.

A gueixa é, na maioria das vezes, parte de uma grande cena, em que um corajoso samurai é seu protetor, protegendo-a do perigo ou qualquer outra coisa que possa fazê-la mal. Cada um dos personagens desempenha um papel no quadro, não menos do que o dragão ou o demônio.

A Imagem da Gueixa no Ocidente

Embora a representação da gueixa se relacionar de modo direto com a servidão, em virtude da sua ocupação de entreter, os indivíduos que elegem a imagem dela para fazer uma tatuagem, pensam, geralmente, no encantamento que elas possam exercer na imaginação do público, além da inteligência, da força e da delicadeza que elas transmitem.

Como a gueixa é uma representante simbólica do Japão, ela é tida atualmente no país como um exemplo dos valores tradicionais. Já está, de certa forma, absorvida também pela cultura do ocidente e mesmo assim mantém um ar de mistério, uma vez que a gueixa continua sendo uma idealização para as pessoas de países estrangeiros e simbolizando a síntese do inalcançável fascínio da mulher, uma imagem tanto mítica quanto mística.

Significado tatuagem gueixa: Ideias e simbologia

As gueixas são de uma casta de mulheres do Japão que nos dias de hoje estão bastante presentes na cultura do ocidente, uma vez que a beleza que elas possuem converte-as em uma bonita ilustração para ser representada em uma tatuagem, que é  capaz de fazer um jogo de cores e ser mais intimista, mas não muito colorida.

As tatuagens que contém a ilustração da gueixa, na maioria das vezes, são feitas em tamanhos grandes, por esse motivo existem pessoas, principalmente as mulheres, que escolhem a coxa, tanto a região inferior ou exterior, para tatuar o desenho.

Outras áreas do corpo mais usuais que as pessoas que curtem esse gênero de tatuagem escolhem para tatuar são os braços e as costas. A imagem pode ser feita com mais detalhes ou mais simples, entretanto, o estilo mais utilizado para retratar as gueixas é o realismo.

Por serem tatuagens maiores, os desenhos costumam ser mais realistas e fiéis, podendo representar de uma maneira mais detalhada os componentes da gueixa, como os coques, leques, flores, laços e quimonos. Além de tudo isso, a alternância de cores deixa que seja possível que se utilize um cenário para compor a ilustração da mulher, o que acaba por englobá-la a um contexto de estilo de tatuagem oriental bastante coerente.

Demais Simbologias da Gueixa

A maior parte das pessoas que optam por tatuar uma gueixa, a escolhem por elas simbolizarem o sagrado, a força, a tradição, a beleza e a delicadeza. Nos dias de hoje é comum tatuar essa personalidade, tanto homens quanto mulheres ousam em tatuar diferentes modelos de gueixas, sendo mais contemporâneos ou mais tradicionais. Abaixo estão algumas sugestões para que você possa se inspirar:

A gueixa desenhada de corpo completo como uma marca da beleza e arte feminina: é uma tatuagem que retrata o sublime. Seu quimono, cabelo e sua maquiagem não possuem defeitos, são alinhados e exalam primor.

A gueixa carregando um leque representando o mistério: o mais usual neste estilo é a gueixa com o leque aberto, de forma que ele cubra um pedaço de sua face, remetendo à nobreza e trazendo um ar de mistério pelo pedaço do rosto que não nos é mostrado.

A gueixa com uma flor de cerejeira e com vestes vermelhas, simbolizando a fertilidade: a flor de cerejeira é uma outra marca que se relaciona com o cenário natural  do Japão, junto com a árvore se adiciona as roupas vermelhas da gueixa, assim enfatizando o significado de fertilidade.

A gueixa vestindo um quimono de cor forte, simbolizando desejos e sonhos: a gueixa mais nova usa roupas de cores mais vibrantes e vivas, diferenciando-as das mulheres mais velhas, já que esse destaque mostra suas esperanças, que é como se fosse um tipo de essência dos sonhos dela.

A gueixa praticando uma ação como uma representação de cultura e hospitalidade: pode ser tocando um tipo de instrumento, dançando ou cantando, dessa forma ela é associada ao cultivo e ao desenvolvimento da prática da arte. O conhecimento das artes mostra a criatividade e a competência. Ligado a isso, simboliza a hospitalidade japonesa e a demonstração de sua cultura.

A gueixa com o rosto de caveira retratando o segredo e a mortalidade: a gueixa é um ser de difícil acesso, contudo, atrás de sua face branca e lábios da cor vermelha mora a humanidade que é invisível pelo olhar dos clientes, já que eles buscam essencialmente o ideal da beleza imaculada. O desenho desta estampa, que consiste nos ossos do crânio da gueixa expostos, indica essa verdade oculta pela máscara e traz à superfície a mortalidade e a humanidade que ela não pode demonstrar.

A gueixa com o ombro de fora representando a fantasia e a sensualidade: como a gueixa é tida como uma imagem de luxúria, por diversas vezes o seu trabalho confunde-se com a prostituição. O ombro exposto é provocativo, dessa maneira fazendo uma ligação com a sensualidade.  A beleza distinta que a gueixa possui é para poucos, tendo que permanecer no imaginário das pessoas, se contentando em ser uma fantasia.

Preta e branca ou colorida, não tem importância. Esta tatuagem fica perfeita em quem tem personalidade, uma vez que a imagem toma um grande espaço, podendo mostrar a figura completa da gueixa ou apenas o seu rosto. Para quem gosta da cultura japonesa, é possível ainda acrescentar outros elementos dessa cultura, como dragão, leque, gato da sorte, sakura, entre outros.

Significados tatuagem gueixa: Alguns fatos

O significado muda segundo suas pretensões. O que temos que saber sobre a cultura das gueixas é que:

  • Gueixas representam os valores do Japão tradicional;
  • No leste do Japão, as gueixas simbolizam tudo aquilo que é bonito;
  • As gueixas de antigamente eram as mais pacientes habitantes do mundo;
  • Os quimonos utilizados pelas gueixas são muito caros e ornamentados com pedras preciosas e outros detalhes refinados.

Uma boa dica para quem vive em São Paulo e quer fazer uma tatuagem de gueixa, um ótimo lugar que teme Studio é o Bairro da Liberdade, que possui forte presença oriental.

Significado tatuagem gueixa: Onde tatuar?

Depois de saber um pouco mais sobre a história da gueixa, você ficou interessado em fazer uma tatuagem com a imagem dela, mas não sabe ainda o lugar ideal? Veja abaixo algumas opções:

Significado tatuagem gueixa: No Braço

O braço é um local que fica muito em evidência, dessa forma é importante que se tenha em vista uma imagem bem bonita para a tatuagem, então, se o que você busca é um desenho delicado e feminino nada melhor do que o rosto bonito de uma gueixa.

O que deixa a tatuagem mais interessante é que é possível encontrar inúmeras e lindas opções, desde um modelo com traços mais finos, até os mais trabalhados em realismo com conceito impressionante em termos de cores e detalhes.

Significado tatuagem gueixa: Na Perna

Nesta região há a capacidade de desenhos maiores, podendo até tampar a perna completamente. Uma boa sugestão é ligar a imagem da gueixa com paisagens naturais, assim sua perna ficará parecendo uma obra de arte.

Você pode escolher entre uma tatuagem em branco e preto, com traços mais realistas ou as mais coloridas, que ficam mais delicadas e dão mais personalidade ao desenho.

Significado tatuagem gueixa: Nas Costas

Se o seu desejo é ter um desenho de uma gueixa de uma forma mais elaborada, as costas são o lugar ideal, pois dessa maneira sua tatuagem poderá conter mais detalhes e mais temas, sendo possível até complementá-la com outra tatuagem.

Significado tatuagem gueixa: Na Costela

Outra região interessante para se fazer um desenho mais amplo e com mais detalhes é a costela, porém, é importante levar em consideração que este local é um dos mais dolorosos para se tatuar, especialmente se for alguma imagem grande e bem colorida, como é o caso da gueixa.

Por isso, se você tiver mais sensibilidade à dor do que as outras pessoas, é necessário pensar duas vezes se esta é a região adequada.

Significado tatuagem gueixa: Com Flor de Lótus

O significado que a flor de lótus tem é bem místico e bastante interessante, o legal é que pode ser uma alternativa que tem definitivamente tudo para incrementar a imagem da gueixa.

Leia, a seguir, o significado da flor de lótus:

  • Flor de Lótus: Significa a pureza do espírito e o equilíbrio entre corpo e mente. Outros sentidos como a sabedoria, pureza, prosperidade, delicadeza e renascimento possuem também relação com a flor de lótus.

Dessa forma, como as gueixas representam a delicadeza, força e inteligência, você pode uni-la com a flor de lótus que traz a pureza espiritual, equilibrando o corpo e a mente, assim dando uma ótima combinação e tornando a sua tatuagem original e com significado.  

Gueixa e curiosidades

 

As primeiras gueixas que existiram eram na realidade homens. As gueixas do sexo masculino eram conhecidos como “Taikomochi” ou “Houkan” e foram muito comuns no período feudal, onde sua principal função era entreter o Daimyo, um termo genérico que se refere a um poderoso senhor de terras no Japão pré-moderno, que governava a maior parte do país.

Até hoje, muitas pessoas acreditam que as gueixas são prostitutas e originalmente a maioria delas eram, de fato, prostitutas antes de se tornarem gueixas, talvez daí venha esse mito.

Por volta do ano de 1800, ser gueixa se tornou uma profissão honrada e glamourosa, sendo comum que começassem a serem treinadas ainda na infância, entre seus três e cincos anos de idade. Isso durou até 1950, porque depois essa prática foi considerada trabalho infantil.

Atualmente, as gueixas começam seu treinamento aos dezesseis anos, levando no mínimo cincos anos para estarem prontas.

Enquanto fosse gueixa, ela era proibida de ter qualquer tipo de relacionamento amoroso. Se ela quisesse se casar, ela precisaria deixar em definitivo a profissão.

As gueixas eram autorizadas a ter um danna, um tipo de patrocinador que arcava com os custos do seu treinamento. Apesar de existir exceção, essa ajuda financeira não era feita em troca de favores sexuais, porém era comum da gueixa e seu danna estarem envolvidos.

What do you think?

456 pontos
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Significado Tatuagem Batimento Cardíaco: Veja as Ideias

Significado Tatuagem Andorinha: Teorias