in ,

AmeiAmei

Significado Tatuagem Cruz: Ideias

O significado tatuagem cruz envolve também uma das simbologias de maior recorrência em culturas do ocidente. A cruz consegue marcar a pele de modo a trazer significados fortes em relação ao universo das tatuagens.

Quaisquer pessoas que vejam a cruz em associação a religiosidade cristã, destacam-se pela fé e crenças. Ainda que exista uma primeira ligação a crença cristã e protestante, nenhuma das religiosidades promovem o apoio de alterações do corpo, o que torna a tatuagem um manifesto peculiar da fé.

Significado tatuagem cruz: possibilidades

Aqueles que tatuam a cruz querem, de fato, ter o reconhecimento como um fiel. É em virtude disso, também, que grande parte das tatuagens com a cruz disponibilizam de formatos e tamanhos maiores do que as convencionais, e em lugares bem visíveis.

Ainda que tenha tamanhos exacerbados, essa categoria de tatuagem não tem o costume de ser muito detalhada – mesmo em modelos góticos. Uma das maneiras que merece um destaque peculiar é a “Ankh”, denominada de cruz ansata. Não é, de forma exata, uma cruz comum. Ela é semelhante a convencional, porém dispõe de uma alça em formato oval. É originada dos egípcios, e traz a simbologia de ressurreição e vida.

Os lugares preferidos para tatuar a cruz são os bíceps. Porém, é muito natural que se encontre diversas representações de cruz na região das costas. Elas apresentam, de modo geral, terços e crucifixos. A cruz é uma simbologia que independe de coloração, porque é muito comum o surgimento de tatuagens com traçados sombreados e em cores escuras.

Existem aqueles que fazem tatuagens somente pela estética sem o conhecimento de significados.

Porém, é sempre interessante fazer pesquisas sobre o que de fato significa para que a imagem tenha um direcionamento mais profundo aquilo que se almeja esboçar. É imprescindível o cuidado em relação ao estilo e personalidade própria.

A tatuagem de cruz, bem como quaisquer outras tatuagens, representam no corpo alguma coisa que se almeja marcar ou guardar por muito tempo.

É um modo de fazer um traçado de desenhos que tragam uma definição da vida ou que sejam importantes de forma significativa para aquele que está sendo tatuado. É possível que ela seja realizada de modo particular, em que apenas uma pessoa tem a tattoo ou acompanhada de outro indivíduo.

Este é o caso de casais, amigos, familiares e afins, que desejam marcar a relação de alguma maneira a homenageá-la.

Uma figura ou desenho podem levantar consigo mesmo diferentes significâncias e possibilita a representação de uma diversidade de sentidos para cada indivíduo ou instante vivenciado, ou ainda, pela personalidade. Existem alguns tipos de tatuagens, em que a significância pode gerar polêmicas.

Aqueles que escolhem fazer alguma tatuagem são encorajados por alguma situação ou motivo específico, com maior identificação ou circunstância interessante.

Portanto, caso tenha curiosidade em saber o que significa tatuar uma cruz em virtude de ter encontrado alguém com esta tatuagem, as informações mencionadas e a seguir, poderão auxiliar você.

Significado tatuagem cruz e religião

A tatuagem de cruz é procurada por muitos que não são tão crentes. A razão disso é que a religião, em si, não parte da premissa de que o corpo possa ter modificação. Entretanto, acontece comumente de muitos tatuarem o símbolo para ilustrar a devoção e fé, ainda que muito particular.

É uma simbologia da morte de Jesus, e também a representação de Deus quanto ao seu amor, ao enviar o filho para a salvação da humanidade, conforme o Cristianismo.

Há uma pregação de valores em cima da imagem da cruz, exaltando também a ideia do amor ao próximo e fazer o bem sem olhar a quem, sem interesses. Portanto, é possível que a simbologia da cruz possa ter representação como modo de amor.

Entretanto, a cruz pode ter vários significados além da religiosidade. É uma das figuras de grande simbologia no mundo inteiro. É cultuada de gerações em gerações por sociedades passadas, desde celtas, pagão, babilônios, sendo passada para egípcios e gregos.

Mas só depois dos tempos de 300 d.C. que a religião do Cristianismo fez o reconhecimento da cruz como uma simbologia de crença, fé. Anteriormente a isso, a cruz era utilizada como um simples acessório ou forma de decoração para moedas, joias e paredes.

Significado tatuagem cruz quadrada

A partir dessa cruz, ocorre a derivação de várias outras que são usadas de acordo com a heráldica. Ainda que possua essa nomenclatura, ela foi descoberta por pesquisadores em áreas antigas da América Central. A cruz quadrada faz a representação dos elementos:

  • água;
  • terra;
  • fogo;
  • ar.

Significado tatuagem cruz de malta

Esta cruz é símbolo daqueles que foram retirados pelos turcos da região de Rodes diretamente para a ilha de Malta – os cavaleiros de São João. Ela é caracterizada pelo formato de quatro estruturas pontiagudas em flechas que apontam para a região central, em que há uma cruz que se destaca pela meditação.

Significado tatuagem cruz de Santiago

Símbolo utilizada para defesa de peregrinos que estavam se deslocando até Santo Sepulcro, disposta por São Tiago. A forma e suas variações são de fato muito úteis para confeccionais crucifixos da cultura gótica e, para determinados indivíduos, traz a associação ao vampirismo, em virtude de seu formato com pontas agudas.

Significado tatuagem cruz do sol

Usada para determinadas comemorações neopagãs, por várias vezes compreendida como uma variável cruz celta. De acordo com a cultura dos celtas, o círculo faz a representação da cruz e do infinito.

Contudo, surge também em diversas culturas a simbologia dos asatrus – que cultuavam o deus Aesir. Ainda, em relação aos budistas, a cruz representa a roda da vida, podendo também ser mencionada como um símbolo do calendário do sol e suas movimentações – os solstícios.

Outros significados da cruz

A cruz que remete a igreja Católica traz a simbologia de ressurreição e morte do filho de Deus, Jesus. As significâncias podem ter associação religiosa, espiritual ou de forma a homenagear pessoas que já se foram.

A cruz denominada celta é buscada em razão de seu formato, e significa o caráter eterno da alma e o amor de Deus em sua infinidade, além de ter ligação ao símbolo do astro Sol.

A cruz, ao passo que seja tatuada, pode ser complementada a outros elementos, bem como corações, figuras de Jesus, mãos que oram, rosários, aves que fazem a representação da paz, flores, estrelas, sol, borboletas, versículos da Bíblia, palavras e afins.

Os locais mais comuns das tatuagens envolvem os pulsos, zonas lombares, nuca, ombros, tornozelos ou pés. É muito convencional que o público feminino prefira ao desenho de cruz em tamanho pequeno, discreto e delicado, ao passo que o público masculino tende a escolher formatos grandes da imagem.

Significado tatuagem cruz com terços

Este é um manifesto religioso dos humanos que não depende de doutrinas ou afins. Trata-se de um costume de reza de maneira numeral e em tempo contínuo, que tem a ajuda de correntes com peças ou nós para as preces.

Fazer a contagem repetida das preces objetiva a elevação de uma possível meditação, aperfeiçoamentos de mistérios e avaliações subjetivas da própria fé. O terço é denominado dessa forma em virtude da terceira parte do rosário, tratando-se de um chapéu com rosas celestes que acabam se estendendo em relação às cabeças de Maria e de Jesus.

Por isso, este elemento – o terço – tem a finalidade de ser um recurso de adoração do catolicismo e uma maneira comum de celebração ao amor divino, por meio de 5 etapas: o nascimento de Jesus, a infância de Jesus, a morte e a paixão; o renascer e a elevação.

É importantíssimo para a religião – sendo uma das mais relevantes armas da guerra; força para a cura de todos os males; afugentamento de demônios; o encontro da verdadeira paz.

Essa última circunstância, ainda, faz a união de crenças como o hinduísmo e o budismo que também fazem uso do recurso de contagem, entretanto, de modos diferenciados.

Não existe o crucifixo, simbologia máxima do cristianismo. Eles creem que o estado mental faz conexão a força da repetição e da palavra. Por isso, ao passo que mais elevadas sejam as palavras, mais purificação atinge-se aos pensamentos.

Significado tatuagem cruz gótica

A tatuagem que traz a cruz gótica é originada pelos alemães e traz um sentido associado ao estilo gótico de vida. Por essa razão, as tatuagens elaboradas com a cruz gótica são, de modo geral, produzidas em:

  • material de ferro;
  • com um aspecto sombrio;
  • com adornos em arame e afins;
  • esboça gotas do sangue;
  • é complementada com espadas.

De acordo com a subcultura do estilo gótico, a simbologia da cruz representa dores, angústias e sofrimentos. Estes elementos também costumam obedecer ao seu universo sombrio e obscuro. De modo geral, a cultura gótica promove um desfile com figuras que envolvem as mesmas características.

Porém, qualquer um pode fazer uso do tema para as tatuagens que prezem por despertar esse lado da obscuridade.

Para finalizar…

É importante dizer que, todos os sentidos e significados têm variação de acordo com ornamentos estéticos que a simbologia costuma receber. Há diversas exemplificações de elementos que envolvem crucifixos, terços, flores, coração, escritos, correntes e afins, que podem tornar a tatuagem da cruz uma imagem autêntica e de extrema relevância para aquele que a está tatuando.

Lembre-se de consultar tatuadores confiáveis e que prezem pela higiene, além de um traçado impecável e bonito.

Tatuagens de Pena (Lista Aberta) (86 Fotos enviadas)

Tatuagens de Cléo Pires