in

Tatuagens de Pena

O belo design de tatuagem de penas é muito procurado entre aqueles que admiram a arte corporal e as tradições e o patrimônio indígena principalmente. O desenho da pena contém profundos significados simbólicos para quem a usa, homens e mulheres, que a escolhem como um símbolo para representar suas crenças e herança ou para exibir algum aspecto espiritual.

A pena como um símbolo nativo americano

Aves figuram proeminentemente em muitos mitos de criação dos nativos americanos e a pena sempre foi um símbolo importante para eles, muitas vezes incluído como um recurso de desenho em seus adereços de cabeça, roupas, armas, ferramentas, joias e filtros dos sonhos.

A maioria dos nativos americanos atribuem ao animismo da crença de que todas as coisas naturais no universo têm espíritos. Os animistas acreditam que as almas existem em coisas vivas (pessoas, animais e plantas), mas também em rochas e outros fenômenos naturais – acreditam que todas as partes da natureza estão vivas e têm uma qualidade, virtude, poder e sabedoria inerentes.

Penas são percebidas como presentes caindo do céu. Quando alguém cai na terra, os nativos americanos acreditam que ele carrega consigo toda a energia de seu antigo apego ao pássaro, vento e céu e representa o poder dos deuses do trovão, do vento e do ar.

Os chefes nativos americanos usavam muitas penas durante as cerimônias para representar sua conexão com os reinos espirituais, e os guerreiros recebiam um presente especial quando eram excepcionalmente corajosos ou honrados em batalha.

Eles acreditavam que os pássaros podem agir como guias espirituais, percorrendo os diferentes estágios da vida: ensinando, guiando e oferecendo proteção. Penas de águia são uma das mais honradas e possuem grande significado simbólico.

Significado tatuagem pena: quais as ideias?

As tatuagens de pena, bem como aquelas que promovem o retrato de elementos muito comum em relação ao ar, pássaros, flores – e flores ao vento – céu azul, rosa dos ventos, apanhador de sonhos, conseguem trazer significados associados a pureza, ligações com vida, e ainda, representações ao lado que corresponde ao espírito.

Também significa a ascensão, questões que envolvem a leveza e a verdade, aquilo que se sonha muito – e alto – o espírito alto, levitações, a bravura para se conquistar o sonho, coragem, esperança e viagens.

Contudo, a pena, por si só, trata-se de um objeto muito peculiar, e pode trazer consigo alguns significados da mitologia. Os indígenas, exemplificando, utilizavam penas para fazer a cobertura do corpo, de acordo com a modificações de hierarquia em relação a tribo.

As asas angelicais também são produzidas por penas e portanto, identificam um elemento protetor, simbolizado pelas asas com diversas penas ou, ainda, de formas soltas.

Contudo, as tatuagens de pena podem admitir diversos significados, dependendo de suas colorações, formas, tamanhos, modelos e fragmentos do corpo onde foi tatuada. Penas de corujas são elementos associados ao significado de proteção, sendo uma forma de afastar energias e espíritos ruins, ao passo que a pena interligada a uma fênix representa o desejo de renovar, de renascer.

As penas que fazem parte de tatuagens com águias fazem a representação de coragem e força, sendo que a pena de pavão é o reflexo de imponência, beleza, assim como a própria personalidade.

Quanto ao fator da coloração utilizada para fazer o desenho da tatuagem, é importante prestar atenção naquilo que se quer significar exatamente. É válido ressaltar que cada cor, por si só, é dotada de uma amplitude de significados que podem acrescentar ou modificar totalmente o sentido de um desenho, conceituando de forma complexa diversas tonalidades específicas.

Colorações fortíssimas, bem como o tom avermelhado, dão um acréscimo ao significado de coragem, ao passo que as colorações em tons claros, assim como a cor branca, refletem inocência e pureza.

As colorações em tom laranja e amarelo estão associadas a questões de sabedoria, alegria, inteligência. Colorações azuladas ou verdes, transmitem a paciência, um espírito tranquilo e pacífico. Se a ideia é fazer penas de diversas cores – como as aquareladas coloridas – ou em sombreados escuros, querem refletir a mensagem de que se deseja quebrar paradigmas, libertar-se.

Significado tatuagem pena: outras ideias

A pena, como já mencionado, pode trazer inúmeros significados em relação a sua imagem e design pretendido. Outras ideias podem ser reforçadas com a pena, quando aliada a outros desenhos e técnicas de tatuagem.

significado tatuagem pena com coruja

Se a intenção é enaltecer o significado de sabedoria, as tatuagens de pena conseguem ganhar um ar mais forte quando acompanhada de uma coruja, que por si só, já representa parte da área de humanas.

significado tatuagem pena com flores ao vento

Tatuar a pena juntamente de algum elemento marítimo pode representar a força e a liberdade de uma maneira muito efetiva. Se você quer dar esse mesmo sentido ao seu desenho, mas não gosta dos elementos que destacam o mar e afins, a ideia é optar por fragmentos de flores, do vento, para dar a ilusão de viagem da pena, como se estivesse em ‘movimento. Outra ideia interessante e muito popular é transformar a tatuagem em um “dente-de-leão” ao vento.

Não precisa ser, necessariamente, flores como o “dente-de-leão” para representar a ideia de liberdade. Pássaros quando tatuados em conjunto a pena, conseguem transmitir o sentido de espírito livre e sem quaisquer fronteiras para atingir aquilo que se quer na vida.

significado tatuagem pena aquarelada

Se a escolha em tatuar penas envolve algum tipo de lembrança, o ideal é transformar a tatuagem em algo que transmite muita cor. Uma técnica muito utilizada para tatuagens, atualmente, é a aquarelada. As cores se misturam como se estivessem derramadas na pele de forma bonita e alegre.

significado tatuagem pena na costela

É muito comum, além dos lugares do corpo já citados, que a tatuagem de pena seja tatuagem na costela. Isso significa, dentre várias ideias, o desejo e sonho planejado que se pretende alcançar de forma discreta, para si mesmo.

Não é preciso sair espalhando por aí aquilo que se pretende fazer na sua vida. Pelo contrário, evitar sair comentando aquilo que se planeja também evita energias ruins e negativas em relação aos seus planos. Essa é uma das ideias em se tatuar a pena numa região que está, quase sempre, escondida pelo vestuário.

significado tatuagem pena com escrito

Antigamente, a pena era um utensílio para a escrita. Por si só, a pena já tem o significado próximo ao que se quer ler e escrever. Quando acompanhada de alguma escrita, a sua significância é ainda maior. A pena que está revelando alguma frase, além de transmitir o recado pretendido, destaca uma autenticidade tremenda daquele que escolheu-a para pintar a pele.

Significado tatuagem pena: indígena

Não poderia deixar de mencionar uma das principais ideias de tatuagem de pena. Ela faz parte de uma simbologia fortíssima dos índios e abrange um significado ainda maior em relação a cultura indígena. A pena é utilizada em diversos elementos das vestimentas dos índios.

O penacho, por exemplo, que é item utilizado pelos povos indígenas, caracteriza por expressar a qualidade que predomina em determinada pessoa, de maneira que a simbologia reflete ao esforço produzido para chegar a sua elevação. Quando colocado na cabeça, as penas possibilitam a simbologia do amor, da personalidade e do espírito.

É um fator importantíssimo na cultura dos índios. Coroas de penas para este povo era considerado um valor de superioridade, que era associado aos deuses, como uma simbologia de maior relevância. Ao fazer uso de penachos, os indígenas acreditavam que poderiam aderir às características das aves.

Trata-se de um elemento que revela uma simbologia maravilhosa. Desse modo, as penas, para a cultura em questão, considerava-se sagrada, como uma crença religiosa, e eram alocadas a ambientes ditos sagrados pelos povos. Isso trazia proteção provinda dos céus e, ainda, a força em relação as orações depositadas juntamente do objeto.

Para os primórdios, ainda existem os elementos de penas denominado cocar. Eles utilizavam as penas de águias que se destacavam pela magia, clarividência e afins, para aqueles que o utilizassem.

Significados de diferentes tipos de penas

 

Pássaro Significado
Águia sacralidade, força, liderança de coragem e prestígio
Corvo habilidade, astúcia, equilíbrio e libertação do passado
Gaio azul felicidade, realização
Falcão proteção, força, velocidade, cura da alma
Coruja silêncio, velocidade, visão
Raven criação, sabedoria, conhecimento
Beija Flor amor, beleza, inteligência
Pomba paz, amor, gentileza
Faisão prosperidade, riqueza, sucesso
Peru abundância, fertilidade
Pavão beleza, orgulho, tudo que vê

 

Simbolismo de penas em cristãos, celtas, egípcios e outras religiões e culturas

A pena também era simbólica no cristianismo antigo, que se acredita ser um símbolo de virtude, mencionado muitas vezes na Bíblia. Verso 4 do Salmo 91, por exemplo: “Ele te cobrirá com as suas penas e debaixo das suas asas te refugiarás; Sua verdade será seu escudo e broquel ”. Você pode ver três delas curvadas em um anel de sinete – uma representa a esperança, uma fé e uma caridade.

Também foi simbólico para os celtas cujos druidas usavam vestes de penas em eventos cerimoniais. Os egípcios acreditavam que eles estavam associados aos deuses do céu. Muitas outras culturas e religiões atribuíram um significado espiritual ou simbólico especial a elas.

A pena como uma conexão espiritual com os mortos

Penas também podem ser associadas àqueles que morreram. Algumas culturas acreditam que se alguém cair em seu caminho, é um sinal de que alguém que você conhece passou para a vida após a morte ou que alguém que morreu está tentando se comunicar com você.

Outras Interpretações

Sonho: Você sabia que elas também são simbólicos em sonhos? O que faz sentido, dado o seu lugar nos filtros dos sonhos. Alguns acreditam que as brancos simbolizam um novo começo espiritual. O tipo de pena sonhada tem relação com a sua interpretação, mas em geral pode sugerir um pensamento, uma meta ou um ideal.

Cor: Uma branca também pode representar inocência, enquanto a vermelha simboliza paixão e amor, e amarela e laranja geralmente representam inteligência.

Número: Um dos projetos mais comuns é a pena única, mas outros projetos incorporam mais de um, e alguns descrevem uma asa inteira. O significado do número de penas representadas cabe ao usuário.

Tipo: Alguns dos tipos mais comuns usados ​​são a águia, pavão, garça, avestruz, andorinha e peru. A tabela acima dá significados mais comuns para alguns desses tipos, mas o significado de qualquer tatuagem depende do usuário. Alguns escolhem penas de anjo. Isso pode representar proteção contra um poder superior.

Beleza: Algumas pessoas podem escolher uma tattoo não por causa de qualquer significado simbólico, mas apenas porque acham bonita.

Existem muitos estilos, designs e significados diferentes para uma tatuagem de penas, para que você tenha muitas opções e opções para pensar.

O que uma tatuagem de pena pode representar

Como você já leu, a pena é muito simbólica para várias culturas e civilizações e, em cada contexto, seu significado é um pouco diferente. Abaixo está uma lista parcial de várias ideias que elas podem representar:

  • Verdade
  • Rapidez
  • Leveza
  • Vôo
  • Ascensão
  • Sonhos
  • Espírito forte
  • Pureza
  • Liberdade
  • Coragem
  • Bravura
  • Esperança
  • Promessa
  • Viagem da alma
  • Viagem
  • Magia
  • Levitação
  • Ausência de gravidade
  • Comunicação com o outro lado
  • Liberdade

Claro, o significado da tatuagem depende do tatuado. Uma das melhores coisas sobre a pena é que se encaixa muito bem em uma variedade de lugares diferentes em seu corpo. Os braços, pernas, laterais, tornozelos, mão, parte superior das costas, parte inferior das costas, pés, ombros superiores e atrás das orelhas são todos locais possíveis.

Tatuagens de penas que significam liberdade

Tatuagens de penas podem incluir um significado diferente para cada desenho, mas certamente o primeiro a ser destacado é aquele associado ao conceito de liberdade.

Penas pertencem a aves e estas são particularmente percebidas como animais livres devido à sua capacidade de voar. E assim, alguém com uma tattoo única ou múltipla de penas afirma sua decisão de viver livremente ou de buscar liberdade.

É por isso que se você já viajou de mochilão, é bastante comum ver muitas pessoas com tatuagens de penas. Isso ocorre porque os pássaros são conhecidos por suas viagens e esses designs representam o elemento de desejo de viajar. Ou ainda mais, podem representar a busca por algo melhor ou diferente. Uma busca que somente a liberdade pode permitir.

Pena egípcia

Os egípcios também relataram a pena aos deuses do céu. Um tal Deus era Shu , o pai da terra e o Deus do ar. Ele era frequentemente descrito em hieróglifos como usando uma pena no cabelo. A pena de avestruz, em particular, foi usada em fotos da deusa Ma’at , que era filha do Deus do sol Rá . Maat era a deusa da verdade e da justiça.

Em algumas representações, a pena é usada em um equilíbrio de escamas com o coração de uma pessoa morta sendo pesado contra uma pena. Se o coração era leve como uma pluma, então não era preenchido com impurezas pesadas e eles teriam uma melhor vida após a morte.e

Simbolismo de penas cristãs

Penas são importantes para o simbolismo cristão, pois as aves são muito importantes para eles. Elas representam o espírito e sua proximidade com Deus. Uma das histórias mais famosas da Bíblia é a de Deus inundando a terra e Noé vendo a visão de uma pomba. Isso mostra esperança, paz e fé. Os anjos também são tatuagens comuns e são frequentemente descritos como tendo asas. Uma pena de uma asa de anjo é um tipo comum de tattoos de penas.

Simbolismo de pássaros e penas também estão presentes no Islã e no Alcorão. O profeta Maomé foi salvo da captura por pássaros no Alcorão. No entanto, você pode não ver muitos muçulmanos com uma tatuagem de plumas, pois é considerado por muitos, talvez a maioria, como haram, o que significa que é proibido.

Pena celta

A pena como um símbolo celta foi usada para invocar os deuses do céu. O deus Morrigan (também o Morrígan ou Morrígu) foi retratado usando um manto feito de penas de corvo. Este manto iria transformá-la em um corvo para que ela pudesse voar sobre a batalha e manipulá-lo. Isto representa um ponto de vista diferente ou mais informado para obter uma razão maior. As tatuagens de penas podem ter um significado semelhante e muitas vezes representam um ponto de vista aspiracional.

Fazer tatuagens é uma decisão pessoal e o significado por trás do desenho deve ser exclusivamente de quem for tatuar. No entanto, como há uma história de apropriação indébita cultural com o simbolismo de diferentes nações e tradições, se você resolver fazer uma tatuagem de penas ou similar, você pode pensar em ter cuidado para que ela não seja culturalmente insensível ou ofenda alguém sem querer.

Parte dessa estética é que a própria tattoo de penas pode permitir designs interessantes. Muitas pessoas optam por ter seus desenhos cheios de padrões para fazê-los parecer visualmente agradáveis ​​ou ter um simbolismo extra a elas adicionado.

Então, em resumo, poderíamos dizer que as penas têm um fundo muito celestial e espiritual, e retratam a liberdade e seu relacionamento com o seu lado mais espiritual.

#1

submitted by

1 ponto
Upvote Downvote

#2

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#3

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#4

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#5

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#6

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#7

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#8

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#9

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#10

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#11

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#12

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#13

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#14

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#15

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#16

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#17

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#18

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#19

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#20

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#21

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#22

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#23

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#24

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#25

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#26

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#27

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#28

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#29

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#30

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#31

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#32

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#33

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#34

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#35

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#36

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#37

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#38

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#39

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#40

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#41

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#42

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#43

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#44

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#45

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#46

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#47

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#48

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#49

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#50

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

Add New Image

This field is required

Drop Images Here

or

You don't have javascript enabled. Media upload is not possible.

Get image from URL

Maximum upload file size: 2 MB.

Processing...

Tatuagens no Pe (Lista Aberta) (74 Fotos enviadas)

Significado Tatuagem Cruz: Ideias