in ,

Tatuagens de Ancora: Significado. Masculina e Feminina!

Uma âncora é um dos desenhos de tatuagem mais populares para homens e mulheres. A razão pela qual é tão popular é a sua versatilidade. A âncora é uma estrutura na qual o artista pode pendurar vários elementos e símbolos diferentes, incluindo navios, rodas de navios, tubarões, peixes ou estrelas. Na mesma linha, já que as âncoras podem ter vários tamanhos diferentes, você pode obtê-las em qualquer parte do corpo.

A tattoo de âncora resistiu ao teste do tempo e ainda continua a ser um símbolo marítimo popular. Há muito tempo favorita entre os marinheiros, ela é um dos mais antigos símbolos de tatuagem. Os fuzileiros navais e da Marinha são os dois grupos mais comuns conhecidos por usar esse tipo de design.

Embora a âncora seja mais comumente associada a marinheiros, também tem uma associação com o cristianismo. Os cristãos realmente usaram a âncora para substituir a cruz quando eram uma minoria perseguida. Quando os cristãos estavam sob o controle romano, eles passavam a maior parte do tempo escondidos. Eles usavam a âncora para se assemelhar à cruz, para que não houvesse sinal da religião e sinalizassem outros cristãos em segredo.

Não foi até 1900 que as tatuagens de âncora começaram a fazer sucesso. Marinheiros estavam entre os primeiros a faze-las, em um esforço para simbolizar sua associação com o mar. Marinheiros que cruzavam o perigoso oceano Atlântico receberiam a tattoo como um símbolo de sua realização, por isso rapidamente passou a marcar marinheiros experientes. Mais tarde, a Marinha e os fuzileiros navais começaram a ostentar o mesmo projeto para representar sua afiliação.

Eles costumavam emparelhar uma foto de seu navio ou o número de sua roupa com uma tatuagem de âncora. Eles usavam essa tatuagem com orgulho e também representavam a América. Por exemplo, eles poderiam usar uma bandeira americana enrolada na âncora ou ter uma águia dentro do desenho da tatuagem. Ainda hoje, a Marinha e os fuzileiros navais usam tatuagens de âncora.

Acredita-se que os piratas também faziam esse desenho, embora o crânio e os ossos cruzados sejam comumente associados a eles. Quando olhamos para a âncora na natureza, ela realmente serve apenas a uma finalidade: manter a nave firme na água. Quando a âncora é derrubada, a água não consegue mover o navio. Podemos realmente pegar alguns dos significados simbólicos desses fatos. Além da filiação, “estabilidade” pode ser o significado mais comum da tatuagem de âncora.

O significado de desenhos de tatuagem de âncora

Em mar agitado, uma âncora é o último refúgio de um marinheiro, esperando que as coisas melhorem. Uma tatuagem de âncora pode ter uma variedade de significados, todos os quais incorporam as características dos nobres militares:

  • Fidelidade
  • Dedicação ao bem maior
  • Honra
  • Estabilidade e segurança
  • Esperança
  • Proteção
  • Salvação
  • Iluminação

Quando olhamos para a âncora em geral, podemos chegar mais perto de compreender todos os seus significados simbólicos. Como você acabou de ler, um dos significados da tatuagem de âncora é “estabilidade”. Esse significado pode ser evocado de diferentes maneiras. Por exemplo, pode simbolizar que você está firme na vida e que tudo em sua vida está se encaixando.

Outra variação é que você tem um ambiente estável. Na maioria dos casos, isso se refere à sua família. Com muitas tattoos de âncora, você pode ver uma faixa com “FAMÍLIA” nela. As famílias devem estar próximas, fortes e estáveis. Você também pode ser criativo e adicionar os nomes de seus filhos dentro do design. Por tudo isso, a tatuagem simboliza um forte relacionamento familiar.

Esse desenho pode representar alguém em um relacionamento estável. Na maioria dos casos, geralmente é usado por um homem para mostrar que ele está em um relacionamento sério. Não é comum, mas as mulheres podem usar a tatuagem de âncora para a mesma coisa. Alguns casais optam por tattoos correspondentes para simbolizar o relacionamento entre elas.

Significado tatuagem âncora: primórdios

Os marinheiros são, de fato, os grandes precursores da disseminação da tatuagem. Os servidores faziam a ostentação das tatuagens, visto que tal atitude diferenciava os grupos que faziam parte da equipe marítima, além de demonstrar um orgulho em relação a profissão e estar associada ao mar.

As tatuagens acabaram se popularizando entre os trabalhadores entre o séc XIX e XX. Dentre as principais artes escolhidas pelos marinheiros, em regiões que estavam sempre visíveis – principalmente nos braços – está a âncora.

De acordo com a lenda, o primeiro trabalhador – marinheiro – a tatuar o corpo com um âncora, fez a travessia do Atlântico, ida e volta, de forma segura. Por isso, as tatuagens se tornaram uma figura de significados e se popularizaram pelo cotidiano urbano.

E nessa situação, a âncora é, de fato, a primeira e mais famosa arte – até hoje – escolhida por grande parte daqueles que almejam marcar a pele.

Significado da tatuagem: âncora e a humanidade

A âncora tem sido uma simbologia de muita relevância em várias culturas históricas. Na região de Roma, a âncora simbolizava Netuno, denominação do deus marítimo.

Anteriormente a isso, destacavam-se Poseidon e Amphitrite, deus e deusa do mar. Entre os povos gregos havia a associação à imagem da âncora. Outra divindade da Grécia Antiga era o Tritão, que se caracterizava por uma imagem de um meio peixe e meio homem.

Distante da humanidade mediterrânea, em relação a fonte mitológica escandinava, existe a Rán, que era uma deusa norsa, aparentemente prejudicada pelo ato de puxar âncoras.

Já na mitologia hinduísta, existe a Varena, que se destaca por ser a deusa oceânica.

Em relação à Idade Média, há a possibilidade, entre os maçons, de enxergar a âncora como uma substituição da escadaria de Jacob, com a representação material da ascensão frente à essência.

Existiu sempre a possível agregação à âncora por outros fatores, gerando a atribuição de diversas novas significâncias.

A era do Renascimento tratava-se de um ambiente comum de golfinho-âncora como a sintetização de ação e pensamento em equilíbrio. Por conseguinte, no Egito Antigo, a âncora estava presente em embarcações, caracterizando-se pelas curvas da parte debaixo que representava o feminino e um mastro em posição ereta indicando virilidade que, quando acrescidos um ao outro, faziam a representação da Criação.

Significado tatuagem âncora: religião

É interessante mencionar a âncora contextualizada com a religião. Em relação ao cristianismo de início, a âncora ligada a um elo em cima da barragem horizontal era útil como simbologia de virtude, que se aproximava à cruz e, ainda, com a ideia de não ser percebida por quem não era cristão.

Há a possibilidade de encontrar em Segundo Hebreus 6:19, uma menção direta à imagem da âncora, quando diz “temos a esperança como uma âncora para a alma, firme e segura”.

Outros significados da Âncora

De mesma forma como nos mares, a âncora é reflexo de segurança e firmeza para os barcos e afins, a tatuagem com esta imagem pode fazer a representação das seguintes características:

  • a firmeza;
  • a segurança;
  • a convicção física;
  • a convicção de ideologia.

Em contraponto, a representação pode caminhar juntamente a significados de atrasos, fardos a serem carregados. Com isso, há a ligação entre ideias de proteção, abrigo, estabilidade, apoio e confiabilidade.

É certo que, ao pensar em tatuagens, esta, como já mencionada, é uma das primeiras imagens em destaque. A âncora se caracteriza por um clássico popular, que é eternizada pelo famoso marinheiro Popeye.

Porém, além de influenciar a indústria da cultura, a tatuagem em questão é confundida com a história da própria tatuagem, visto que era um dos primórdios a fazer o rompimento das barreiras e a ostentação de uma tatuagem destacada por não ser tribal, identificando as equipes marinheiras.

Dentre os vários formatos de representação da âncora, há a possibilidade de fazer o destaque daquelas que disponibilizam pontas de formas de coração, fazendo referência à estabilidade amorosa. Há diversas versões que podem ter combinação com escritos e palavras, representando a união com as ideias propostas ou, em situação de nomes, com aquele indivíduo.

O design tradicional da âncora é, de modo geral, “old school”. Elas são, quase sempre, muito coloridas e complementadas com vários detalhes, além de se tratar de uma representação em conjunto a outras simbologias usadas em tatuagens dessa categoria, como flores e aves.

Em virtude de fazer a reunião de diversidades de sentidos e significados, e ter uma representação em categorias mais simples, as tatuagens de âncora estão cada vez mais popularizadas entre aqueles que admiram tatuagens minimalistas. De forma curiosa, em relação a origem da tatuagem em questão, atualmente, a âncora é uma imagem muito tatuada pelo público feminino.

Não há um consenso sobre o melhor local para marcar a pele com a imagem da âncora.

Entretanto, é muito comum que tatuagens minimalistas da âncora tenham encaixe na região da nuca, nos tornozelos ou nos ombros. Já as imagens mais elaboradas e cheias de detalhes trazem a exigência de maiores espaços, como o braço, panturrilhas e coxas.

Significado tatuagem âncora com corações

A formação da imagem da âncora associada a corações pode ser a alternativa entre os casais como uma simbologia de fidelidade, companheirismo e união.

Significado tatuagem âncora com flores e laços

O público feminino pode escolher pelo acréscimo da figura da âncora de um laço pequeno ou, ainda, flores. Estes adornos podem representar a composição perfeita de persistência e determinação, bem como a convicção feminina.

Tatuar depende muito de uma avaliação prévia para a definição do melhor design da imagem a ser marcada na pele. São diversas as alternativas disponíveis e com variação ampla de ideias e significados que podem agradar diversos públicos, de várias idades. Ainda, uma ótima alternativa, visto que trata-se de um procedimento efetivo, é optar por locais mais fáceis de serem cobertos pelo vestuário.

Comumente, aparecem as dúvidas, e portanto, há estilos populares que disponibilizam de significados que costumam agradar a todos. Este é o caso da âncora, que é uma tatuagem popular.

Trata-se de um modelo versátil que pode ser realizado a partir de diversas linhagens, desde as mais pequenas, discretas, até as mais coloridas, modernas, grandes e delicadas. Elas podem ser complementadas com outras figuras, visto que é uma tatuagem extremamente flexível.

A tatuagem de âncora consegue se complementar de forma fácil com quaisquer elementos.

Algumas opções são ligadas aos elementos marítimos:

Ou ainda outras representações:

  • flores;
  • rosa dos ventos;
  • laços;
  • relógio.

São diversas as alternativas e possibilidades de combinar a tatuagem para o público feminino em várias regiões do corpo, das pequenas até as maiores, nos estilos tribais até as mais repletas de cores. As mulheres, principalmente, podem gostar das seguintes ideias para ressaltar a personalidade e estilo próprio.

Âncora delicada, discreta e pequena

Se a ideia é discrição, estas são as características perfeitas para a tatuagem de âncora. Apostar em tatuagens pequenas e delicadas com a imagem da âncora é uma ótima alternativa. É possível tatuá-la em vários lugares específicos, mas as opções mais comuns são os pés, mãos, dedos e braços. A categoria minimalista é muito atual e tende a ser um design muito criativo e delicado.

Âncora no pulso

As tatuagens no pulso são outra tendência muito atual que está conquistando diversos públicos, principalmente as mulheres. É uma forma delicada e minimalista de marcar a pele com a âncora. Ela pode ter várias cores, ser do tamanho pequeno e ainda esbanjar muito estilo.

Muitos costumam tatuar a imagem em questão nessa proporção para fazer homenagens ou estar sempre lembrando de algo que compreenda o significado.

Âncora nos dedos

Outra tendência que conquistou muita gente é a tatuagem no dedo. É extremamente discreta e pode transformar a personalidade de quem a tatuou.

A âncora é um estilo de design que permanecerá sempre muito bonita na área dos dedos. É uma alternativa para amigos, familiares e casais que queiram marcar a pele e homenagear o sentimento.

Âncora no braço

Uma das vantagens em tatuar a âncora no braço é que é possível um seguimento de diversas ideias, desde o formato até o tamanho. Em relação aos desenhos de maior simplicidade até os mais incrementados, há uma diversidade de designs incríveis.

A indicação é dar sempre um toque de autenticidade nas tatuagens, diferenciando posicionamentos ou disposições particulares ao desenho. Fuja do convencional. A dica é impressionar.

Âncora nos pés

Na disposição do pé todo, nos calcanhares, dedos ou laterais, a tatuagem de âncora no pé pode ter uma diversidade de modelos.

Há aqueles que gostam de imagens grandes, e outros que aderem aos elementos discretos. De qualquer modo, é importante fazer a escolha de um tatuador de confiança e uma figura que arrase.

Âncora na coxa

A coxa é uma parte do corpo muito sensível, porém não há como não dizer que é um dos lugares mais perfeitos para elaborar tatuagens grandes e de destaque. É certo que você ganhará muito mais estilo ao investir numa tatuagem grande.

Nesse caso, a recomendação é optar pelos modelos com cores, aquareladas, dispostos de flores, laços e outras alternativas que complementem a âncora.

Âncoras old school

Quaisquer tatuagens do estilo old school disponibilizam traçados de maior força e colorações primárias que tornam os designs estonteantes no corpo. O old school faz menção a categoria naval de maneira efetiva.

As âncoras old school conseguem dispor de riscos e tonalidades muito características da categoria em questão – ainda que existam diversas opções modernas que complementem outras referenciais do retrô, por exemplo, semelhantes a categoria do new school.

#1

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#2

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#3

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#4

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#5

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#6

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#7

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#8

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#9

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#10

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#11

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#12

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#13

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#14

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#15

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#16

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#17

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#18

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#19

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#20

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#21

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#22

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#23

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#24

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#25

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#26

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#27

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#28

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#29

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#30

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#31

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#32

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#33

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#34

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#35

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#36

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#37

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#38

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#39

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#40

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#41

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#42

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#43

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#44

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#45

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#46

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#47

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#48

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#49

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

#50

submitted by

0 pontos
Upvote Downvote

Add New Image

This field is required

Drop Images Here

or

You don't have javascript enabled. Media upload is not possible.

Get image from URL

Maximum upload file size: 2 MB.

Processing...

Tatuagens Masculinas Frases (Lista Aberta) (67 Fotos enviadas)

Tatuagens de Amizade (Lista Aberta) (0 Fotos enviadas)